Title Image

Blog

Após tomar a vacina da Covid-19 preciso fazer a sorologia?

Tem havido uma grande procura pelo teste sorológico da Covid-19 (exame que mede os níveis de anticorpos no sangue contra o coronavírus) por pessoas que receberam a vacina da Covid-19.

Será que quem tomou a vacina precisa realizar a sorologia para saber se está protegido?

Assista ao vídeo sobre a vacina da Covid-19: https://lorenandradegeriatra.com.br/vacina-contra-covid-19/

A resposta neste momento é: NÃO!!

Vou te dar alguns motivos para você entender porque não está indicado realizar o teste sorológico após a vacinação:

  1. A resposta imunológica gerada pela vacina ou até mesmo pela doença é complexa e não envolve apenas os anticorpos avaliados pelo exame. Portanto,  os resultados dos testes sorológicos não traduzem a situação individual de proteção contra a doença. Ou seja: se sua sorologia vier positiva não quer dizer que você está totalmente protegido e, por outro lado, se vier negativa não quer dizer que a vacina não vai te proteger de alguma forma.
  2. Já sabemos que as vacinas não são 100% eficazes, então é preciso que os vacinados continuem se protegendo com as medidas que já conhecemos.
  3. Ainda há uma incerteza sobre o potencial das vacinas em reduzir a transmissibilidade das novas variantes dos vírus. Estudos da capacidade de neutralização dos anticorpos para a variante P.1 estão em andamento. Os resultados permitirão estimar melhor a capacidade protetora das vacinas em uso no país. Análises preliminares têm sugerido que a vacina Coronavac protege contra a variante P.1, muito prevalente em Manaus, mas essa ainda é uma análise inicial e precisamos de mais tempo e mais estudos para tirar conclusões mais precisas.
  4. A resposta imunológica desenvolvida pela vacinação não depende apenas da produção de anticorpos neutralizantes (o que é medido pelo teste sorológico). Tanto a infecção natural quanto a vacinação estimulam o sistema imunológico de forma mais ampla, gerando também anticorpos não neutralizantes que agem de maneira diferente e estimulando células de defesa (chamadas células TCD4+ e TCD8+), que exercem importante papel na proteção contra a COVID-19. A imunidade celular não é avaliada pelo teste sorológico! Um estudo que avaliou a resposta imune para as variantes de preocupação mostrou que a imunidade celular, diferentemente da resposta humoral, é pouco afetada. 
  5. Além disso, aliada à resposta imune específica gerada pela vacina e pela infecção, contamos também com a imunidade inata, mais um mecanismo de proteção contra infecções. Imunidade que também não é avaliada pelos testes!!

Portanto, os testes sorológicos que dispomos no momento não devem ser realizados para avaliar a imunidade após a vacinação por não serem capazes de refletir a real imunidade gerada no indivíduo! 

Leia também sobre o Kit Covid: https://lorenandradegeriatra.com.br/o-kit-covid/

Referência: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-tecnica-sbim-sorologia-pos-vacinacao-210326.pdf